top of page
MêsDoFolclore_Prancheta 1.png
Ativo 1.png
culinária árabe

A culinária é parte fundamental da cultura dos libaneses.

Mas tem alguns alimentos que nunca podem faltar, inclusive fazem parte de uma identidade e de sua memória afetiva:

PÃO

que pode ser o redondo ou de folha, no Líbano tudo se come com pão.

 

AZEITONA

por incrível que pareça, ela é a base, quando tem um pão com azeitona não precisa de mais nada!

ESFIHA e QUIBE

Não são tão comuns para o dia a dia dos Libaneses, são mais apreciados em ocasiões especiais ou nas festas e comemorações.

Os alimentos mais comuns e que são considerados uma refeição barata para o café da manhã ou para o lanche,  é o Zaatar que pode ser chamado de Esfiha de Zaatar ou “mnekish”

Comer esfiha aberta de Zaatar no café da manhã com azeitonas dentro dela é o manjar dos Deuses. Juntando ainda com a coalhada seca e o hortelã, pepino e tomates, isso pode ser servido em qualquer refeição.

Outros elementos que são muito usados na culinária libanesa:

- Pratos feitos a base de grãos, como o grão de bico, lentilha, fava, feijão, sempre combinados entre si ou com legumes e vegetais, como abobora, berinjela, couve flor, pepino, alface, repolho, hortelã, salsinha cebolinha. Disso tudo nascem os pratos mais conhecidos como, o “Falafel” que é um bolinho de favas com grão de bico, enrolado no pão com molho de tahine e vegetais.

- “Mijadara”Arroz com Lentilha

- “Makhluta” uma sopa de mistura de grãos.

- “Malfouf”, charuto de folha de uva ou de repolho, abobora ou berinjela recheadas

- Saladas como o “Fatuch” e o “Tabule”, as conservas de berinjela, pepino ou pastas de grão de bico “Homus” ou de berinjela “Baba ghanoush”.

- “Quibe Cru”, assado ou frito e a “Kafta” que é uma carne temperada com cebola e cheiro verde, Ou a “esfiha” de carne, verdura ou queijo.

Uma infinidade de pratos, uma culinária riquíssima!

Isso tudo culmina num ritual que chama “Mezzét”, que é um conjunto de entradas, pequenas porções de tudo um pouco, oferecido nos restaurantes acompanhado de bebidas de todos os tipos, especialmente o “Arak” (Cachaça libanesa), e outras bebidas. Servem de tudo, desde o mais simples do cardápio ao mais sofisticado.

bottom of page