top of page
MêsDoFolclore_Prancheta 1.png
200963122935978734_2.jpg
Caracalla

Abdel-Halim Caracalla (nascido em 1938 em Baalbeck) é um músico e coreógrafo libanês  de família muçulmana xiita e seu pai era um grande poeta. 

Era um brilhante atleta, praticava salto com vara, salto em altura, corrida de 100 e 400 metro, disputou e ganhou medalhas representando o Líbano em vários campeonatos internacionais, entrou no megistério para se formar em educação fisica.

Tem dois filhos, que trabalham com ele, o Ivan (diretor) e Alissar (coreógrafa).

A dança

Começou sua carreira participando dos festivais de Baalbeck e em 1966 brilhou no festival “Fakhre Edin” se destacou entre os bailarinos e foi aconselhado pelo corógrafo Bert Stimmel, para investir na sua carreira, isso acontece numa época que não era normal seguir carreira nas artes. 

Decidiu procurar e estudar outras formas de dançar, foi morar em Londres e fez aulas de danças, especialmente dança contemporânea na escola com metodologia Martha Graham, depois ele fez uma especialização em danças populares na França, depois volta para o Líbano e forma a sua cia, em 1968, começando com apenas 10 bailarinos treinados pessoalmente por ele.

 

Em 1973 e 1974 foi o coreógrafo das noites libanesas de Baalbeck, apesar da guerra civil no Líbano, Caracalla conseguiu realizar seu sonho e projetar o seu trabalho, nos anos 80 tornou-se pioneiro no seu trabalho em todo o oriente médio, levando novas formas folclóricas como a dabke de casamentos tradicionais para o palco.

Nos anos que se seguiram Caracalla Dance Theatre percorreu o mundo, apresentando-se em muito países, inclusive no Brasil, Nova york, Londres e muito outros lugares.

bottom of page